domingo, 29 de novembro de 2009

"Formigos"

Num momento em que nos aproximamos do Natal, a simples ideia da azáfama criada em redor desta época, faz-nos ansear pela véspera de Natal, pelo reencontro familiar, pela alegria e amizade partilhadas com um sabor mais especial e, porque não?..., pelos odores e sabores próprios que esta quadra invocam! Assim, esta semana, em jeito de antecipação, os familiares dos nossos alunos do primeiro ano foram convidados a participar em mais uma actividade do projecto, "We Europeans Have a Bagful of Culture to Share", com o intuito de realizarem uma receita típica de Natal que, posteriormente, será confeccionada pelos países europeus que fazem parte deste projecto. Foi um momento doce, agradável aos sentidos e ao espírito que se pretendia ser... familiar! Obrigada!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

As nossas composições...




Depois de utilizarmos os blocos lógicos, fizemos composições com as figuras geométricas. Ficaram muito bonitas!

A Ana ajudou-nos imenso!

Os Blocos Lógicos



Com a ajuda dos Blocos Lógicos vamos poder aprender a classificar, a agrupar e a ordenar objectos de acordo com as suas propriedades. Mas por ora, iniciámos a exploração deste material, com algumas construções...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Construções com objectos






Divertimo-nos imenso hoje! Trouxemos para a escola objectos muito variados... desde garrafas de plástico, a copos de iogurte, balões, rolos de papel de cozinha, etc., para fazermos construções com objectos moldáveis.

E foi muito interessante pois fizemos trabalhos de grupo, onde todos ajudámos a construir figuras muito engraçadas, fruto da nossa imaginação!

A letra M


Hoje, aprendemos uma nova letra!... O "M"... Com a ajuda da professora estagiária, a Patrícia, pudemos ouvir mais uma história do País das Letras, onde o "m" de "montanha" era a protagonista da história de hoje. E realizámos, todos juntos, o gesto correspondente à letra em estudo.

domingo, 22 de novembro de 2009

A Letra L

Esta semana, a letra em estudo foi a letra "L". Uma actividade por nós realizada passou por pintar ao nosso gosto a letra "l" maiúscula e, depois, recortar em forma de puzzle. A seguir, trocamos entre colegas para que cada um de nós fosse capaz de construir o puzzle do(a) amigo(a).

Vídeo-conferência


Nesta semana, voltámos a fazer mais uma vídeo-conferência. O tema permaneceu o mesmo: as férias. Mas surgiu uma novidade! Foi-nos possível fazer algumas perguntas, bem como responder a perguntas de outros meninos.


Como o destino de férias da maior parte dos meninos que participaram na vídeo-conferência foi o Algarve, os meninos turcos perguntaram à Rafaela se o Algarve ficava muito longe da nossa localidade. Ao Lucas, perguntaram-lhe o que tinha visitado no Brasil.

Noção de maior e menor...


Para aprendermos a distinguir o sinal de maior do sinal de menor, fizemos um registo com dois peixinhos.
Cada um, a partir da sua pequena boca, representa a abertura correcta mediante se se trata do sinal de maior, ou do sinal de menor. Ora vejam!

domingo, 15 de novembro de 2009

Consciência fonológica



Como estamos a aprender diferentes letras, sílabas, palavras..., reconhecer os sons que reproduzimos é muito importante. Assim, com o auxílio da Drª Leonor, a psicóloga da nossa Instituição, estamos a dar um passo nesse sentido. Através de jogos vamo-nos apercebendo dos diferentes sons que as palavras têm.

A "Maria Castanha"





A partir das estórias ouvidas sobre a "Maria Castanha" e a Lenda de S. Martinho, fizemos algumas actividades de Expressão Plástica. No fim, obtivemos figuras muito engraçadas.

Dia de S. Martinho




E como não poderia deixar de ser, no dia 11 de Novembro, tivemos um verdadeiro dia de S. Martinho, com Sol, algum calor, uma fogueira e as típicas castanhas assadas!
Divertimo-nos imenso!

Vídeo-conferências




Na Quarta-feira, fizemos a nossa segunda vídeo-conferência. O tema era o mesmo. Os países com quem entrámos em contacto foram a Turquia e a Roménia.

As primeiras vídeo-conferências



Esta semana foi muito importante para todos!
Iniciámos as vídeo-conferências com os países envolvidos no Projecto.
A primeira foi na Terça-feira, cujo tema era as férias. Levámos fotografias nossas para mostrarmos aos meninos da Espanha e da Inglaterra.
Estávamos um bocadinho nervosos... mas correu tudo muito bem!

domingo, 8 de novembro de 2009

"A Princesa da Chuva"



Esta semana ouvimos uma história muito bonita, intitulada "A Princesa da Chuva". Como não conseguimos ficar-lhe indiferentes, construímos fantoches com as personagens da história.
No entanto, os nossos fantoches são bastante peculiares pois são feitos a partir de cascas de amendoim. Ficaram muito engraçados e nós, mais uma vez, divertimo-nos imenso!

sábado, 7 de novembro de 2009

Aproxima-se o Halloween



Com a proximidade do Halloween, não ficámos indiferentes a este dia. Entre bruxinhas e morcegos de brincar, fizemos umas figuras a registar!

Cuidados alimentares



Os bons hábitos alimentares adquirem-se desde cedo. Para que tal aconteça, o contributo da família e da escola são muito importantes. A sensibilização é um passo determinante. Foi isso que fizemos com esta actividade. Cada um de nós criou um prato com uma ementa saudável, de forma a alimentar-se correctamente. Ninguém se esqueceu da importância da água!

Os professores do Projecto estiveram na nossa escola


Quando os professores dos seguintes países europeus: Espanha (Melilla), França (Ilha da Reunião), Inglaterra, Finlândia, Turquia e Roménia vieram a Portugal, à nossa escola, ficámos muito felizes de os recebermos. Ao longo da semana de 19 a 23 de Outubro, tiveram oportunidade de visitar o Colégio, contactar com todos os alunos e, também, com os nossos Pais! Foi muito divertido. Quando estiveram na nossa sala, as professoras romenas ofereceram-nos presentes realizados pelos alunos da sua escola. A todos, o nosso obrigado!

As "mascotes" do número dois


Olá! Os meninos têm andando muito entretidos com a aprendizagem dos números, por isso, resolvemos "aparecer" e fazer-lhes uma surpresa!!! Somos o "Pipo" e a "Pipa"... e surgimos no momento da aprendizagem do número dois! Adoramos chilrear, de forma a todos conseguirmos encantar!

Preparando objectos para a mala cultural





Os alunos da turma estão envolvidos no projecto "We Europeans Have a Bagful of Culture to Share", no âmbito do Projecto Comenius. Como se aproximava a vinda dos professores envolvidos no Projecto, ao nosso colégio, começámos a preparar alguns objectos culturais que, mais tarde, iriam ser entregues a um dos países participantes. Deste modo, podemos observar alguns dos elementos elaborados pelos alunos da turma.

O coelho da Inês


Um destes dias, a mãe da Inês fez-nos uma surpresa!
Trouxe até à nossa sala, o coelho da Inês. Todos ficaram tão radiantes que depressa se colocaram em redor deste, para o ver melhor. Foi uma surpresa muito agradável!

domingo, 1 de novembro de 2009











Iniciámos uma caminhada importante quando começámos a aprender a primeira letra, o "i". Foi-nos contada uma história em que todos "chorámos" com a Princesa "I". Mas daí a pouco, desenhávamos no ar, com muita alegria, a letra "i".




E os nossos gestos eram tão graciosos que davam a sensação de que já a conhecíamos há muito tempo...

Um destes dias, enquanto estudávamos a distinção entre "esquerda" e "direita", resolvemos registar este momento. Assim, com a ajuda da nossa professora, pintámos as duas mãos com cores distintas e fizemos uma impressão das mesmas em duas cartolinas. Observem...

O recreio


E porque não aprender enquanto brincamos?!...
Foi o que fizemos um dia destes quando viemos para o recreio jogar o "jogo do lenço", enquanto aprendíamos noções utilizadas em Matemática. Divertimo-nos imenso!



E os meninos realizaram esta actividade com muito afinco!