sábado, 27 de fevereiro de 2010

Simetrias

Com o intuito de aprenderem o significado das simetrias, esta semana, os meninos andaram a brincar e a fazer algumas "magias" com a simples utilização de folhas brancas e tintas. Ora vejam!

Mala Cultural II

Depois de apresentados os objectos provenientes da troca intercultural com a Turquia, estes foram expostos na entrada do nosso Colégio, bem como algumas das fotografias, simples registos da visita realizada à Finlândia.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O gato Maximino

A convite da Ana, os meninos estiveram ontem a realizar uma actividade com materiais recicláveis para, mais tarde, comporem uma história... A história do gato Maximino e do seu primo Xavier. Este último, um cientista que estava no seu laboratório a preparar uma experiência! O resto, será conhecido mais tarde... No entanto, fica aqui um pouco do que estiveram a fazer!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A letra X


Hoje, aprendemos a última letra que nos faltava conhecer para concluirmos a aprendizagem do nosso abecedário.



Aqui fica...




domingo, 21 de fevereiro de 2010

Mala Cultural I







Esta semana houve novidades!



Após a interrupção lectiva referente ao Carnaval e, à visita no âmbito do Projecto Comenius, "We Europeans Have a Bagful of Culture to Share" à Finlândia, os professores envolvidos no projecto trouxeram objectos de âmbito cultural construídos pelos alunos e Pais da escola Turca. Desta feita, reuniram-se os alunos das três turmas do primeiro ano de escolaridade para apresentar, um a um, cada objecto recebido, trazido na já conhecida mala cultura.



sábado, 20 de fevereiro de 2010

D. Manuel Clemente, no Colégio do Sardão






No passado dia 5 de Fevereiro recebemos a ilustre visita do sr. Bispo, D. Manuel Clemente, Bispo do Porto. Os alunos estavam expectantes por receberem uma figura tão nobre e tão acarinhada pelas pessoas. Manifestaram uma postura exemplar na sua presença, aproveitando para o escutar tão atentamente e, ainda, tendo tido oportunidade de lhe colocar algumas perguntas, às quais respondeu prontamente. Esta sua visita manifesta-se como"...uma excelente oportunidade de encontro, partilha e celebração", tal como o fez saber quando se referiu à Visita Pastoral à comunidade de Oliveira de Douro.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Objectos Típicos

Esta semana, com o maravilhoso contributo dos Pais, reunimos verdadeiras peças deliciosas, delicadas e bonitas para realizar uma exposição para o Projecto Comenius. É que na próxima semana, o grupo de professores envolvido no projecto "We Europeans Have a Bagful of Culture to Share" irá estar reunido com todos os professores dos países parceiros neste Projecto, num encontro na Finlândia, mais precisamente, em Tampere. E com o belo contributo dos Pais e a extraordinária ajuda dos seus educandos, levar-se-ão alguns destes fantásticos objectos para realizar a tão sentida troca de malas culturais, onde cada País se fará representar pelos objectos mais típicos e significativos da sua pátria.