segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os ensaios

Para a apresentação da festa de fim de ano do primeiro ano, a semana anterior foi muito intensa em ensaios. Ficam aqui algumas imagens do ensaio geral...












Exposição do Projecto


A última semana foi muito intensa!


Preparamos a exposição do nosso Projecto com todos os elementos reunidos ao longo dos últimos dois anos: desde a pesquisa e o tratamento de informação que fizemos sobre os países envolvidos no Projecto: Espanha (Melilla), França (Ilha da Reunião), Inglaterra, Turquia, Roménia, Finlândia e Portugal, à participação dos nossos Pais - na elaboração de objectos típicos portugueses, e à recolha e apresentação dos objectos típicos recolhidos com a troca das malas culturais. A exposição esteve patente no salão do Colégio para que pais e fihos a visitassem.

"Retalhos solidários"




Os alunos entusiasmaram-se e dedicaram-se com alegria à actividade proposta pelas mães da Filipa e da Luísa. O objectivo desta actividade colectiva passou por conciliar todos os trabalhinhos realizados por cada criança, juntamente com familiares, ao longo das últimas semanas. Este trabalho, reunido numa só tela, tal como outros (realizados pelos pais das outras salas) irá ser licitado para que o valor atribuído reverta a favor dos meninos em Lichinga - Moçambique.

Além da tela, as crianças ainda tiveram oportunidade de embelezar diversos ganchos de cabelo e, ainda, realizar pulseiras com missangas!

Trocas interculturais




Dando continuidade às trocas interculturais encetadas com os meninos da professora Marisa, os alunos do primeiro ano C foram à sala dos alunos do quarto ano, ensinar-lhes uma canção francesa! E que bem cantaram!

sábado, 15 de maio de 2010

Experiências na nossa sala

Tivemos o prazer de receber o João, da turma do 1º ano A, que veio partilhar connosco duas experiências.


Na primeira experiência, o João fez com que pequenos pedaços de esferovite desaparecessem! Assim, deitou acetona para dentro de um recipiente. Depois, bastou colocar lá dentro a esferovite que se foi dissolvendo, como que por magia!


Na segunda experiência, o João apresentou um circuito eléctrico montado e ligado a uma maqueta onde estavam reunidas algumas imagens e respectivas legendas sobre energias renováveis. De forma a associar a pergunta à resposta, sempre que a associação estava correcta, a lâmpada acendia-se!






Nossa Senhora de Fátima







De forma a marcar as aparições de Nossa Senhora, no ano de 1917, a três pastorinhos, Jacinta, Francisco e Lúcia, os meninos realizaram conjuntamente, um coração, onde registaram um agradecimento e, ao mesmo tempo, um desejo...

"Gostaríamos de agradecer o nosso primeiro ano e desejar que todas as pessoas sejam felizes e amigas."

Depois, cada criança, num "coração" só seu, escreveu o seu desejo pessoal que, em seguida, levou para a Capela do nosso Colégio, depositando-o junto da imagem de Maria.

Banda desenhada




Na semana passada aprendemos o ciclo da água. Esta semana aproveitamos os nossos conhecimentos e, com a ajuda do "toondoo ", construímos uma banda desenhada na internet, onde pudemos escolher as personagens que intervinham, os cenários e as suas falas!

Balanças









Esta semana andámos a estudar e a compreender o conceito de massa. Para isso, ao longo do fim-de-semana passado realizámos pesquisas sobre as diferentes balanças existentes, bem como construímos alguns exemplares.

Já na escola, apresentámos o produto do nosso trabalho, bem como aprendemos o que significam "massa" e "peso"...

sábado, 1 de maio de 2010

O que estará a acontecer?...




Na sala tem havido alguns momentos muito expressivos... mas... o que andarão os meninos a preparar?... Terão de aguardar!...

O "ge" e o "gi"



Esta semana aprendemos o "ge" e o "gi". Lá fomos dizendo palavras onde podemos encontrar estes casos de leitura mas... a dada altura, começámos a mimar situações para que os nossos amigos adivinhassem as palavras que estávamos a pensar e que, com gestos, procurávamos demonstrar!

Jardim do Arco-Íris









Esta semana, fomos surpreendidos com a presença da escritora Manuela Mota Ribeiro que nos apresentou o livro "Jardim do Arco-Íris", de uma forma alegre e apelativa. Os alunos gostaram tanto que insistiram com a autora para que apresentasse uma outra história "Kiko, o Dentinho de Leite". A escritora Manuela Mota Ribeiro, de uma forma muito gentil, apresentou também esta história que sensibiliza as crianças para os cuidados a ter com a higiene oral. Foi muito interessante!