domingo, 23 de janeiro de 2011

Poesia ao Colégio

De modo a encerrar esta semana, deixamos aqui o poema construído pela turma com salpicos e inspirações musicais...

Semana Cultural V







Sexta-feira, as perguntas surgiram logo bem cedo!... E hoje, professora?!... O que vamos fazer?...

Perguntas, respostas, pensamentos, reflexões... O dia foi dedicado à Filosofia. Filosofia para Crianças. Os alunos do segundo ano C, conduzidos pelo professor Tomás Magalhães, foram levados a questionar-se porque é que é certo... porque é que é errado... ficar sozinhos. Ou seja, "é certo ficar sozinho, quando...", ou então, "é errado ficar sozinho quando...". Foi extraordinário ouvi-los explicar o porquê das suas respostas!

Semana Cultural V

Sexta-feira, as perguntas surgiram logo bem cedo!... E hoje, professora?!... o que vamos fazer?...

Semana Cultural IV






Na Quinta-feira, o dia foi dedicado à Fotografia! Frente a uma câmera fotográfica, meninos e meninas brincaram, posando com diferentes objectos, tais como óculos, luvas, bolas ou malinhas! Uns verdadeiros modelos!! E os seus sorrisos foram uma constante!...

Semana Cultural III

E, como não poderia faltar... cantámos os Parabéns!...

Semana Cultural III







Neste dia tão especial, realizou-se na Capela do Colégio, a Eucaristia alusiva ao Dia do Aluno. Neste momento, foi-nos possível agradecer as vivências que temos no Colégio e que mais tarde recordaremos com muito carinho...

Semana Cultural III






















Quarta-feira, dia 19 de Janeiro, foi dia do Aluno! Dia dedicado à Literatura, contou com a presença da autora Adélia Carvalho que veio apresentar o seu trabalho mais recente, o livro "A crocodila mandona". Um livro "difícil" nas palavras da autora, por ser escrito em poesia... pois, para nós, foi um prazer termos contactado de muito perto, com esta autora que nos deu o gosto de explicar como elaborou o livro, contando-nos um pouco da história que está por detrás da história... O Guilherme, da nossa sala, surpreendeu a autora, com o seu próprio trabalho, ao revelar-lhe que tinha aceite o repto lançado pela Adélia no final do livro. Ou seja, o Guilherme não só criou novas rimas, bem como ilustrou o seu trabalho!







Semana Cultural II




















Na terça-feira, foi dia de nos dedicarmos à expressão físico-motora. Aprendemos alguns movimentos utilizados na prática da Capoeira. Entre "defesas" e "ataques", aprendemos, sobretudo, que a prática desportiva é muito saudável!







Também foi dia de Dance For Kids! O entusiasmo estava bem presente em todas as crianças! Dançaram, cantaram e até fizeram equipas de rapazes "contra" raparigas! No final, todos ganharam e usufruíram de momentos salpicados de muita, muita alegria! Obrigada a todos!
























Semana Cultural I


























No dia 19 de Janeiro de 2011, o Colégio comemorou mais um ano da sua existência! Já lá vão 132 anos!!!


Tal como tem sido habitual em anos anteriores, no decorrer desta semana, realizaram-se actividades para assinalar tão nobre idade! Desta feita, a semana iniciou-se com uma actividade experimental.



A mãe do João, da sala do segundo ano A, teve a amabilidade de partilhar connosco algumas experiências que nos divertiram imenso! Adorámos! Até aprendemos a escrever mensagens secretas!...





segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"Girafritz aprende uma lição"



Hoje, ouvimos uma história chamada "Girafritz aprende uma lição". E também nós aprendemos que não devemos gozar com os outros. Devemos sim, ser amigos!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Inverno

















Como tema de fundo, tínhamos o Inverno. As árvores, completamente despidas nesta estação do ano, revelam-se elementos característicos desta época. Assim, de forma a realçar a beleza da árvore, na sua simplicidade, os alunos do segundo ano C, fizeram sobressair as suas árvores, deixando-as completamente em branco. O resultado foi este...

A tabuada do 3



Esta semana, iniciámos o estudo da tabuada do 3. Fica aqui o registo realizado.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Reis

Que forma melhor de comemorarmos o Dia de Reis, senão tendo a família perto de nós?... Foi isso que aconteceu hoje com os meninos da sala! Pais, avós ou tios fizeram-se presentes nesta iniciativa aberta aos familiares que se quisessem juntar a todos nós para realizarmos, em conjunto, uma actividade alusiva ao Dia de Reis. E assim foi! Iniciámos a nossa tarde com as Janeiras e, depois, com alto teor de concentração e com uma grande dose de imaginação, familiares e alunos do segundo ano envolveram-se com muito carinho nas actividades sugeridas... Foi um gosto muito grande ter-vos presentes!

A tabuada do 2


Começámos novo período! Peripécias, aventuras e descobertas aguardam-nos!


Esta semana voltámos a debruçar-nos sobre a multiplicação. Desta feita, começámos a estudar a tabuada do 2. Fica aqui o registo que fizemos.