quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A função respiratória (III)

Esta semana aprendemos que, quando respiramos, o ar entra nos nossos pulmões carregado de oxigénio e que sai carregado de dióxido de carbono e de vapor de água. De forma a podermos observar o dióxido de carbono, a Maria trouxe uma solução diluída azul de bromotimol. E nós, constatámos que, ao soprar por uma palhinha para um copo onde estava essa solução, o ar que acabávamos de expirar, em contacto com o líquido, fê-lo mudar de cor. Ou seja, passou de azul a amarelo!

A função respiratória (II)

Hoje, o dia foi dedicado a mais uma atividade experimental. De forma a poderem visualizar e, assim, perceber os movimentos de inspiração e expiração, os alunos realizaram uma experiência na qual necessitaram do seguinte material:





Depois, cortaram o fundo a uma garrafa de plástico; colocaram um balão preso no gargalo da garrafa e empurraram-no para dentro; cortaram um quadrado de saco plástico e dobraram-no duas vezes ao meio; no canto dobrado, ataram uma fita para formar uma pega; abriram o plástico prendendo-o no fundo da garrafa com elástico, de modo a fechá-la completamente.




O plástico serviu de diafragma.
Sempre que a pega é puxada, o ar no interior da garrafa é obrigado a expandir, tal como acontece quando inspiramos. Quando se empurra o plástico, o ar é obrigado a sair do balão, tal como acontece quando se expira.




sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A função respiratória

Esta semana deu-se início ao estudo da função respiratória.


 
 
 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dia dedicado às missões








Hoje tivemos oportunidade de ver e ouvir duas pessoas, a Paula e a Ida, a falarem da sua experiência missionária, no Brasil. Estiveram connosco para nos contarem como foi estar lá, ajudar as pessoas carenciadas, partilhar com elas os bons e alguns maus momentos. Trouxeram-nos histórias ricas de esperança para um povo que conta com a ajuda do próximo. Pela generosidade em terem estado connosco e partilhado experiências tão enriquecedoras, o nosso muito obrigado!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Objetos do dia a dia



Como temos estado a estudar os sólidos geométricos, o nosso amigo Gonçalo lembrou-se de trazer alguns objetos de casa, que nos remetem para a identificação de alguns sólidos geométricos. Ora vejam!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Querem ver o vosso coração bater?





Os alunos realizaram uma experiência interessante, trazida pela Ana e pela Maria.


Consistiu em prender um fósforo num bocado pequeno de plasticina. Depois, apoiando o braço numa mesa com a palma da mão virada para cima, colou-se a plasticina com o fósforo no pulso, em cima dos vasos sanguíneos que os alunos visualizaram, antecipadamente. Por fim, observaram os movimentos vibratórios do fósforo.

Os sólidos geométricos

Esta semana revisitámos os sólidos geométricos.

Até construímos rimas com os mesmos!

Aqui ficam algumas... aproveitem e procurem adivinhar de que sólidos se trata!



Não tenho arestas
E só tenho um vértice
Tenho apenas uma face
E pareço-me com um gelado
Sou o…



Tenho seis faces
geometricamente iguais
Utilizam-me como um dado
Que tem oito vértices,
doze arestas e nada mais!
Sou o…



Pareço-me com uma bola de futebol
E com uma de bowling
Não tenho superfícies planas
Só tenho curvas
E posso ter todos os tamanhos que me derem
Sou a…



Sou parecido a um chapéu de palhaço
E a um bico de pato
Quando me compram com um gelado
Não sou lá muito barato!
Sou o…


Pareço-me com uma caixa de palitos
Tenho muitas arestas que parecem pauzitos
Sou um sólido complicado
Mas no fundo engraçado!
Sou o…


Pareço-me com um gelado
Tenho uma face e tenho um vértice
Por isso utilizam-me para segurar
E não acontecer nenhum azar!
Sou um…

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

As onomatopeias e as palavras onomatopaicas

Esta semana aprendemos o que são onomatopeias e o que são palavras onomatopaicas.

Ficámos a saber que as onomatopeias imitam os sons produzidos pelos animais, pelos fenómenos naturais (como a chuva e a trovoada) ou pelos objetos. E, também, que as palavras onomatopaicas são as palavras (nomes, verbos ou adjetivos) que indicam os sons produzidos. Por exemplo: "A abelha faz bzzzzz!" (onomatopeia). / "A abelha zumbe (ou, zune)!" (palavra onomatopaica)


Depois de esclarecidos, estivemos a jogar em grupo, o jogo "bingo dos sons" que consistia em ouvir e identificar sons emitidos por animais. Num cartão, distribuído a cada grupo, constavam imagens e palavras onomatopaicas de acordo com os sons ouvidos. O primeiro grupo a completar o seu cartão corretamente, ganharia o jogo!






A função circulatória (III)

A função circulatória (II)

A função circulatória (I)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A nossa horta pedagógica

























Hoje demos um primeiro passo para a nossa horta...


Ainda não plantámos nem semeámos mas fomos visitar o espaço onde vamos semear e plantar para depois colher! O terreno já está pronto para receber todo o nosso empenho e vontade em começar!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A função digestiva (II)

Uma vez que estamos a estudar o aparelho digestivo e de forma a percebermos melhor como se processa a digestão, contámos com a ajuda deste simpático elemento, a quem denominámos de "Nós por dentro"!


Também nos foi possível observar a demonstração de como se processa a digestão, desde a ingestão dos alimentos até à expulsão das substâncias não absorvidas pelo organismo, através deste boneco.

sábado, 8 de outubro de 2011

A função digestiva (I)



Demos início ao estudo das funções vitais e de alguns órgãos do corpo humano.

Assim, esta semana começámos a dedicar a nossa maior atenção ao estudo da função digestiva. Para isso, atendemos à importância que a alimentação tem na nossa vida, bem como aos hábitos saudáveis que devem acompanhar o manuseamento de alimentos.