quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"Troque coisas por sorrisos"

De forma a conjugarmos esforços no sentido de ajudarmos quem mais necessita, associámo-nos à iniciativa “Reutilândia”, promovido pela Divisão Municipal de Ambiente e Educação Ambiental da Câmara Municipal de V.N. de Gaia, com o intuito de recolhermos objetos em bom estado de conservação. Desta forma, procuramos ajudar o próximo.
 


 

 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A água - apresentação de trabalhos

Esta semana, apresentaram-se mais alguns trabalhos sobre a Água. Já conhecemos o ciclo da água e os fenómenos a este associados. Também sabemos que temos de poupar água, pois trata-se de um bem necessário e aprendemos, ainda, como poupá-la e/ou preservá-la.
 







 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"Eu com os outros" - 3ª Sessão

Nesta sessão, a Leonor propôs novos desafios... formarem grupos de quatro elementos. A cada aluno foi atribuída uma folha, onde tinha que escrever o que pensa sobre o colega do seu lado esquerdo. Ao final de algum tempo, entregava a folha ao colega da direita e recebia a folha do colega da esquerda, continuando assim, a tarefa... Num segundo momento, tinham que encontrar aspetos em cada um que se assemelhassem às suas próprias características!





sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Projeto "Acções Unidas"

Indo ao encontro do tema do ano na nossa instituição, "Ser Dom, Espírito de Serviço", congregando esforços de forma a ajudarmos famílias que necessitam de apoio, propusemo-nos reunir alimentos para entregar a uma organização local, a Associação Humanitária Acções Unidas.
Hoje, esta Associação esteve no nosso colégio, a quem entregamos os bens alimentares que reunimos.
 


 

A água - apresentação de trabalhos

Ao longo do mês de outubro, os alunos foram pesquisando, em família, informação importante sobre a Água. Depois, reuniram a informação e, ao longo do mês de novembro, vão apresentar o produto das suas pesquisas.
Aqui ficam alguns...



 



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Feira de Outono

No seguimento da Feira de Outono que reuniu familiares e amigos dos alunos de todo o Jardim de Infância e dos alunos do quarto ano de escolaridade, aqui fica a partilha de alguns dos momentos vividos...
 
 
 
 
 

domingo, 11 de novembro de 2012

Feira de Outono

Ontem, dia 10, realizou-se uma Feira de Outono no colégio, inserido no tema do projeto que estamos a viver este ano, "Ser dom, espírito de serviço".
Assim e, com o intuito de podermos, também nós, com os nossos alunos, sermos "Um dom de servir", potenciando...  - A bridge to Lichinga", quisemos contribuir para ajudar as crianças que frequentam a escola D. Luís de Gonzaga, em Lichinga - Moçambique.


 


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

S. Martinho

Hoje, a turma do 3º B, na pessoa da professora Susana, convidou-nos para ir à sua sala. Fomos recebidos pela turma com uma bonita canção de S. Martinho e, ainda, ofereceram-nos um "miminho"... deram-nos cartuchos para que pudéssemos por as nossas castanhas assadas...
 
Muito obrigada!
 
 

 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"Eu com os outros II"

Hoje, a Leonor lançou-nos um novo desafio, de modo a conhecermo-nos melhor!
 
Num primeiro momento, o "jogo das ilhas"... A nossa amiga Luísa escolheu a música "Asas Delta", dos Clã para nos ajudar a saltitar de ilha em ilha! A finalidade consistia em nos juntarmos e percebermos que precisamos uns dos outros... e às vezes, estamos tão perto!... :-)
 
Num segundo momento, os alunos refletiram sobre a forma como se veem...
 

 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Assembleia de Escola

No dia em que se comemora o Dia Internacional das Eco-Escolas, optámos por reunir em assembleia, com o intuito de debatermos assuntos importantes do nosso colégio.
 
Aproveitamos para rever as funções dos delegados e subdelegados de  turma; visualizamos um filme feito por alguns elementos do Conselho da Eco-Escola, sensibilizando os alunos para uma forma de estar mais ecológica, no colégio; refletimos sobre a melhor forma de tornarmos a vida no colégio mais agradável; e, assistimos ao compromisso dos Eco-warriors eleitos este ano.
 
Aqui fica o link do vídeo apresentado:
 
 
 









 
 
 
 
 
 

Dia Internacional das Eco-Escolas I

    A 7 de novembro de 2012 comemorou-se em mais de 20 países, o primeiro dia internacional das Eco-Escolas/Worlds Days of Action.
   Assim, a nossa instituição que integra o Programa Eco-Escolas, uniu-se a várias escolas de todo o mundo, com o intuito de assinalar um dia em que se reforça a necessidade de contribuir para um mundo melhor.
   Desta forma, foi nosso intuito sensibilizar os alunos para uma atitude prática e reflexiva, visando um mundo sustentável.
 
  


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Visita de estudo a Guimarães II

De tarde, fomos à Citânia de Briteiros e ao Museu de Cultura Castreja.
Foi um dia muito preenchido! Mas muito bom! :-)
 
 
 


 

Visita de estudo a Guimarães I

Hoje fomos até Guimarães, onde pudemos visitar o paço dos Duques e o castelo de Guimarães, de manhã.